domingo, 1 de março de 2020

Março - mês de renovação

Noutros tempos Março era o primeiro mês do ano, porque era quando a primavera chegava. Mais importante do que isso, Março é mês de equilíbrio, florescimento e recomeço.

Por outro lado, é aos romanos que se deve o nome, Marte, deus romano da guerra, porque era quando os romanos reiniciavam as suas campanhas militares.

Dia 20 de Março começa a primavera, pois dá-se nesse dia o equinócio no hemisfério norte (e do outono no hemisfério sul). Dia e noite terão aproximadamente a mesma duração (daí a palavra equinócio que deriva do latim aequus - igual - e nox - noite - e significa "noites iguais). O eixo da Terra estará perpendicular aos raios de sol, que cruza nesse momento a linha imaginária do equador celeste, incidindo igualmente nos dois hemisférios, e o tempo será de renovação.

Na cultura celta (muito importante para mim), a celebração da primavera era celebrada com festividades em honra de Eostre, deusa da fertilidade e da abundância. Para os Celtas, o Equinócio é a união entre os princípios masculino e feminino da criação. Por outro lado, era o fim das privações típicas do inverno. Por isso, todos os anos realiza-se um festival em Stonhenge e outro locais das ilhas britânicas.


Resultado de imagem para stonehenge equinócios festividades

Muitos outros povos aproveitavam estes momentos para agradecer aos deuses por tudo o que tudo o que lhe era oferecido, em especial os alimentos obtidos pela prática da agricultura, base de sobrevivência e prosperidades do povo.

Por exemplo, outro local importante ligado aos equinócios é a pirâmide de Kukulcan , no México.



Resultado de imagem para kukulcan sombra serpiente

Para os chineses, o Equinócio é também o ponto de equilíbrio entre a Luz e as Trevas, representado pelo Yin e Yang. O Yin é o princípio da noite , Lua, a passividade, absorção. O Yang é o princípio do dia , Sol, a luz e atividade.


Resultado de imagem para yin yang

Assim, por mais que a cultura moderna pareça fugir das forças naturais, estas continuam a exercer a sua influência sobre todos os seres vivos. Por isso, quase todos nós nos sentimos melhor, com mais energia, a partir de agora. Daí, que em países como a Índia ou o Japão milhões de pessoas celebrem a primavera todos os anos de forma muito expressiva.