segunda-feira, 17 de abril de 2023

Resolução de problemas

Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios, experimentará e gozará o triunfo da descoberta.

In A arte de resolver problemas, George Polya


Com a publicação de problemas, pretendo partilhar a minha paixão pela Matemática e por problemas, que nasceu há muitos anos, quando resolvia ou tentava resolver problemas e puzzles publicados no jornal que o meu pai me dava a ler todos os dias. 

Depois de apresentar os problemas, publicarei as propostas de resolução que me forem dadas a conhecer (caso se justifque pela sua originalidade) e/ou apresentarei as minhas propostos de resolução na semana seguinte, devidamente comentadas.


Antes de começar !

Os problemas podem resolver-se  de várias maneiras diferentes.

Em 1990 a editora Gradiva começou uma coleção de livros dedicados ao Mundo da Matemática - O prazer da matemática.

O primeiro livro - Aventuras Matemáticas - de Miguel de Guzmán,


         

contém um capítulo onde o autor apresenta uma coleção de estratégias e/ou regras que te ajudarão a resolver problemas.